Por que utilizar o adesivo de demarcação de extintores?

 em Sinalização

O extintor faz parte de um grupo de ferramentas projetadas para serem utilizadas em situações de emergência, com a finalidade de diminuir os danos e riscos de ferimentos para as pessoas que se encontram em um determinado local. Por isso, os projetos arquitetônicos devem sempre contar com a presença de pelo menos 1 extintor (a quantidade vai depender do tamanho do local), para ajudar a controlar possíveis incêndios.

Existe um bom motivo para os extintores serem da cor vermelha, pois a intenção é que ele chame bastante atenção e seja encontrado facilmente em situações de desespero ou pânico. Além disso, existe também um conjunto de normas e motivos pelos quais devemos usar o adesivo de demarcação de extintores:

Sinalização na parede

A sinalização na parede serve para facilitar a visualização do equipamento, e a sua aplicação deve seguir um conjunto de padrões estabelecidos na norma NBR 13434 da ABNT, que diz que esse tipo de sinalização precisa ter o fundo na cor vermelha, com pictograma fotoluminescente, na forma quadrada, e apresentar um tamanho que pode ser de 150x150cm, 200x200cm ou 300x300cm. Esse objeto de sinalização deve estar obrigatoriamente posicionado a 1,80m do extintor, logo acima do equipamento, e deve identificar se trata-se de um extintor de água, pó químico ou Co2, pois cada um desses ativos é mais indicado para um caso em específico.

Sinalização de chão

Assim como a sinalização de parede, o adesivo sinalizador para o chão também possui a finalidade de facilitar a visualização do equipamento diante de uma crise, e algumas normas da ABNT também se aplicam a ele, estabelecendo um tamanho padrão de 70cm² de área vermelha contornada por faixas amarelas de 15cm de largura.

Vale a pena reforçar que quando se trata de um material tão importante e que afeta a segurança das pessoas, deve ser dada a devida atenção para o cumprimento de todas as normas e padrões estabelecidos. Por isso, para reduzir riscos, todas as normas citadas acima devem ser seguidas à risca no momento da instalação do extintor de incêndio.

Acompanhe mais dicas como essa em nossas redes sociais!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário